Artigos E Publicações

image001

Declaração do escopo é função do gestor de projetos

O documento, que prevê tudo aquilo que será executado em uma obra, contemplando custos e prazos, deve ser assinado pela construtora e pelo cliente, visando problemas futuros.

declaração do escopo, ou seja, a declaração de tudo aquilo que será executado em uma obra, deve ficar tanto sob domínio da construtora quanto do cliente. Ela é precedida pelo planejamento, etapa em que todos os participantes se alinham a fim de

Por que, Quem envolver, O que, Quando e Como Fazer uma Medição de Projeto ? PPM Education

Por que, Quem envolver, O que, Quando e Como Fazer uma Medição de Projeto?

BSC – Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

Como montar um PMO de Sucesso

Como montar um PMO de Sucesso

O sucesso de implantação de um PMO (Project Management Office) requer apoio da alta direção da empresa, a adoção de um modelo de governança, a escolha de pessoal com perfil adequado, a escolha de uma metodologia comum, um plano robusto de implantação e comunicação. Foi discutida a importância da comunicação no gerenciamento de projetos e sua correlação com as falhas de projetos.

Definição de Escritório de Projeto

  • A Project Management Office (PMO) é um departamento dentro de uma empresa que define
Como superar a crise com a Reestruturação Organizacional

Como superar a crise com a Reestruturação Organizacional

Em um ambiente corporativo, cada vez é mais desafiador. Temos de nos preparar cada vez mais para transpor os obstáculos técnicos, econômicos e políticos a nós apresentado.

A todo instante surgem fatos novos e desafios diferentes. O domínio de práticas modernas de Gestão que permitem alcançar ou – por que não – superar os resultados esperados torna-se imprescindível.

Além dos usuais entraves e dificuldades na

o que devo fazer para ser um gerente de projetos? PPM Education

O que devo fazer para ser um Gerente de Projetos?

Essa foi uma pergunta que um aluno do curso de administração de empresas me fez um dia desses: “ … o que devo fazer para ser um gerente de projetos ?

Antes que eu pensasse na resposta adequada, outro aluno me indagou: “ … você disse que sua formação inicial foi em processamento de dados, depois com o tempo foi  trabalhar como gerente de projetos. E nós, que fazemos administração de empresas, podemos ser gerentes de projetos?

As perguntas parecem ser simples, bastava responder: “… faça um curso de 40 horas de gestão de projetos, tire um certificado e busque oportunidade como estagiário…”, mas a realidade

Canvas

Project Canvas, Facilitando o processo de planejamento

O objetivo desse artigo é compartilhar conhecimento sobre novas ferramentas e técnicas de planejamento e controle de projetos. Não devemos nos afastar de metodologias e dos guias de conhecimento consolidadas no mercado, como, PMBOK Guide 5ª Edição e Prince2, sim utilizar meios menos burocráticos e mais práticos que permitam a participação de todas as partes interessadas.

Em Agosto de 2012 participei de um workshop de empreendedorismo e inovação de negócios e fui apresentado ao canvas de modelo de negócios, BUSINESS MODEL CANVAS, conheci duas abordagens, foco empresarial com um case da Azul Linhas Aéreas,